Associação Assuense de Taekwondo

Fundamentos do TKD

PRINCIPIOSO tae kwon do é uma arte marcial nascida na Coréia sendo originário do aprimoramento de várias lutas antigas praticadas como o SOO BAK, SO BAK HEE, TAE KYON, considera-se que sua origem seja datada do ano de 640 d.c. mas seus padrões  foram definidos a partir de 1955 por um grupo liderado pelo general CHOI HONG HEE que conseguiu unificar as várias escolas existentes denominando a arte como TAE SOO DO e posteriormente como TAE KWON DO.

O que é interessante comentar é o contesto no qual é baseado esta arte marcial tão especial que se funde com a identidade de seu país de origem, na antiguidade este era dividido em três reinos, KOGURYO, BAEK-JE e SILA, sendo este terceiro, o menor dos três reinos,  constantemente invadido e saqueado. Então, em SILA, foi formado uma tropa de elite denomida de HWA RANG com a missão de defender o reino, estes guerreiros eram aprimorados no uso do arco e flexa, lança, espadas e combate corporal (TAE KYON), com  determinação conseguiram unificar os três reinos sendo hoje conhecido por CORÉIA. O que tornavam os HWA RANG tão valorosos era seu código de honra regido por cinco itens:

Obediência ao Rei;
Respeito aos pais;
Lealdade para com amigos;
Nunca recuar ante o inimigo;
Somente matar quando não houver alternativa.

Fundamentos do Tae kwon do

Tae kwon do significa literalmente “caminho dos pés e das mãos” e todos que o praticam adquirem o desenvolvimento físico do seu corpo, que o faz seguro de sí, que o torna muito mais equilibrado transformando-as  em pessoas com alto espírito confiante, generoso, justo, humilde e líder. O objetivo principal do Tae kwon do é formar seres humanos respeitados em todos os sentidos, desenvolver a inteligência, fortalecer o espírito, garantir boa saúde física e mental e assim tornar-se um cidadão consciente de seus deveres para com a família, seus concidadãos e seu país.

 TIGRE    O Espírito do Tae Kwon do   TIGRE

Cortesia ( Educação e respeito);
Integridade ( Honestidade e justiça);
Perseverança (Nunca desistir de nenhum objetivo);
Domínio sobre sí mesmo (Lutar contra os desejos do corpo);
Espírito Indomável (Nunca se entregar perante o inimigo).

“Se ao treinar ou praticar o Tae Kwon do não tivermos objetivos bem definidos, será como ter apenas uma força sem justiça, que é  a violência e a maldade.”

Comentário pessoal: Muito tem se falado sobre mal uso que se faz das artes marciais qualquer que seja ela, que uma pessoa que treina uma arte marcial é capaz de atos que o enquadrem na marginalidade e crueldade, isso é verdade,  mas o que tem que ser observado em tudo isso é que apesar da arte marcial dar os meios ela em sí não é responsável pela situação, quem unicamente é responsável por isso é o indivíduo e sua índole, e em parte o instrutor que acredito eu ter o dever de orientar da melhor forma possível aqueles que o seguem, a arte marcial como arma é um tanto imprecisa, exige dedicação e treinamento. Quantas  pessoas que apesar de não ter nenhum treinamento não exitam em pegar pedras, paus ou as próprias mãos  e agredir outras  pessoas de forma cruel e desumana, sem falar nas armas de fogo. E quantos alunos que no começo  de seu treinamento mostram uma agressividade desmedida se abrandam com o tempo e se tornam pessoas conscientes de seus atos.

A luta

A luta de tae kwon do  tem golpes tanto com as mãos quanto com os pés mas se destaca principalmente por seu chutes que a tornam uma luta muito característica, o treinamento para uma luta exige muito do atleta, alongamento, resistência, força, agilidade, reflexo fazem parte do treinamento básico, além disso o treinamento da técnica tem que ser muito esmerado para ter o resultado desejado. Um lutador bem preparado pode golpear um oponente a qualquer distância dele, consegue entrar e sair do raio de ação de seu oponente com maestria e chutar seu oponente mesmo que este se cole a seu corpo.

Base do treinamento

Além do treinamento físico e a luta em sí o Tae Kwon do conta com a prática de movimentos específicos pertinentes a arte Coreana que auxilia a manter as características da arte com o decorrer do tempo e a parte de defesa pessoal com movimentos eficazes em situação de combate real, esse conhecimento é englobado pelos Poom Se, Kibon Dong Jak, Sam-Bo-De-Rion, I-Bo De-Rion, Joa De-Rion:

 Poom Se

É o conjunto de movimentos de ataque e defesa contra um adversário imaginário, durante o aprendizado são aprendidos nove, oito denominados Te-Guk e o nono em homenagem ao país de origem chamado Korio.

Kibon Dong Jak

Parte do treinamento dedicado ao treinamento de bases, aos diversos golpes e defesas tanto de mãos quanto os de pés.

Sam-Bo-De-Rion (Sebun Kyorugui)

Luta simulada por dois alunos com o treino de um soco realizado por um oponente na altura do rosto e a realização de defesas e contra ataques por parte do outro visando a incapacitação do atacante.

I-Bo De-Rion

Luta simulada mais aprimorada que engloba defesa e contra ataque de  um ou dois ataques sendo esses socos, cuteladas, chutes e outros.

Joa de-Rion (Anja Kyorugui)

Luta simulada partindo da posição ajoelhado um em frente do outro, isto é feito para se simular uma situação que se tenha que começar a lutar sentado

...