Associação Assuense de Taekwondo
13/11/2013

Entrevista com Ricardo Leyser, Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento

1968Ricardo Leyser, Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, prestigiou a 23ª edição da Copa do Brasil, que está se realizando em Goiânia, entre 8 e 10 de novembro. Em entrevista, o secretário nacional comentou os resultados da parceria do Ministérios do Esporte com a Confederação Brasileira de Taekwondo, afirmando que novos projetos em conjunto estão surgindo e que este trabalho está trazendo um grande desenvolvimento à nossa modalidade. Ricardo Leyser teceu ainda elogios ao atleta revelação Guilherme Dias, que tem conquistado grandes vitórias para o Brasil e é um grande exemplo para todos os atletas.

Confira aqui a entrevista:

 

CBTKD: O que destaca como mais importante do apoio que o Ministério do Esporte vem dando à CBTKD?

Ricardo Leyser: O mais importante é que nós estamos vendo o resultado desse apoio do Ministério, que não é só para o Alto Rendimento mas visa dar condições para que todos os atletas tenham a oportunidade de competir e treinar com equipamentos oficiais, o que aumenta a adesão de atletas, aumenta o nível técnico e traz benefício ao esporte. A gente está vendo o resultado e a melhoria das condições, assim como a melhoria do desempenho dos atletas. Para mim, o mais importante é exatamente isso, poder verificar que todo este investimento está chegando nos estados, para as crianças, para os jovens, e isso fará, com certeza, que daqui a alguns anos possamos ver pessoas que começaram agora chegando em Campeonatos Mundiais, Panamericanos, Jogos Olímpicos, chegando lá em cima.

 

CBTKD: Que balanço faz desta parceria entre o ME e a CBTKD?

Ricardo Leyser: Estamos bem e queremos avançar. A CBTKD é uma confederação que veio de uma situação delicada. Ela está no meio do caminho, se desenvolvendo, mas ainda tem muitos desafios a serem superados. O papel do Ministério é ajudar a Confederação a superar esses desafios. Nós estamos aqui para dar essa ajuda, para fazer esse desenvolvimento. Iremos manter esta linha de trabalho, providenciando os equipamentos necessários, dando apoio às seleções de base para competir no exterior e também apostando no alto rendimento.

 

CBTKD: Qual a sua opinião sobre um atleta tão jovem como o Guilherme Dias já ser uma referência nacional para o Taekwondo?

Ricardo Leyser:Essa é uma das nossas intenções também com este investimento. É importante ter atletas novos como o Guilherme Dias, que mostram a força do esporte, a renovação. A gente sabe que sem um ídolo é difícil o esporte progredir e se consolidar, então, com certeza, o exemplo do Guilherme e a esperança de que ele traga um excelente resultado em 2016 vai ser fundamental para que os jovens continuem no Taekwondo, se desenvolvendo e sabendo que podem um dia chegar no nível dele.

 

CBTKD: Acredita que esta nova fase do Taekwondo Nacional está trazendo essa esperança para os praticantes e atletas?

Ricardo Leyser: Exatamente! Estamos mostrando que o esporte pode ser levado a sério, que todos podem ter oportunidades, se profissionalizar, ter resultados e que o esporte é um bom caminho para a vida.

 

CBTKD: Secretário, quer deixar uma mensagem final?

Ricardo Leyser: Queria dar os parabéns a toda a CBTKD e família taekwondista. Estamos vendo uma evolução grande do Taekwondo e espero que estes sejam apenas os primeiros passos daqui até 2016.

 

Fonte: Site oficial Nova CBTKD

 

...