Associação Assuense de Taekwondo
20/05/2014

Depois do grande êxito no Espanha Open, Seleção faz Camping Internacional em Madrid

O Brasil deu mais um passo rumo aos Jogos Olímpicos de 2016, conquistando o vice-campeonato no Espanha Open, que se realizou este final de semana, em Castellon. Foram nove medalhas, seis delas conquistadas pelos atletas titulares da Seleção Brasileira patrocinados pela Petrobras, por intermédio da CBTKD. Porém, os trabalhos da Seleção Brasileira em Espanha não terminam por aqui, e a equipe seguiu viagem para Madrid, onde durante uma semana, fará um camping internacional.

Ainda extasiados com os resultados alcançados, os campeões brasileiros um balanço muito positivo do evento. “A competição foi excelente e o resultado foi fruto de uma equipe em sintonia e muito unida. Para mim, este é um momento muito especial em que tudo vem dando certo graças ao apoio e dedicação da minha equipe e ao suporte que a CBTKD e a Petrobras têm dado aos atletas”, declarou Henrique Precioso, o brasileiro mais bem colocado no Ranking Mundial na atualidade, ocupando a terceira posição. O titular da seleção, que vem desempenhando uma ótima campanha internacional em 2014, consagrou-se campeão na categoria -74Kg, depois de disputar a final com o atleta da casa,vencendo-o por 7×5.

Raphaella Galacho também alcançou o que tanto almejava, tendo sido medalha de ouro da categoria -67Kg, após uma final em que detonou a atleta espanhola por 7×1.A brasileira não poderia estar mais feliz com o resultado conquistado, e que havia deixado escapar nos últimos campeonatos. “Esta foi a minha terceira competição internacional seguida e minha terceira medalha consecutiva também, sendo que, depois de subir duas vezes no pódio com bronze e prata, agora finalmente consegui o ouro”, afirmou a taekwondista, repleta de contentamento e ressaltando a união dos atletas. “É muito importante o grande companheirismo da equipe que se formou esse ano. Somos uma Seleção jovem que se ajuda em todos os momentos, bons ou ruins, e isso sim faz a diferença. Além disso temos uma ótima comissão técnica, que não mede esforços para que não nos preocupemos com nada mais além das nossas lutas”, acrescentou.

O medalhista mundial Guilherme Dias também voltou com tudo aos bons resultados, conquistando o título de campeão da categoria -58Kg com uma superioridade inquestionável, após dois placares de 12×0, sobre a Suécia e Israel; uma vitória sobre a Rússia por 6×2 e uma final com a Alemanha vencida por 14×7. “Foi uma ótima competição, com atletas de nível bem elevado. Mas eu estava muito bem preparado para este campeonato, pois vinha seguindo uma sequência de treinamentos muito boa. Estou, obviamente, muito feliz com minha vitória e acredito que esses dez pontos conquistados vão me ajudar a subir um pouco mai no Ranking”, afirmou o atleta, que está hoje em sétimo lugar no Ranking Mundial.
Além dos três ouros de Henrique Precioso, Raphaella Galacho e Guilherme Dias, a Seleção Brasileira conquistou duas pratas, por Josiane Lima (-57Kg) e Julia Santos (-62Kg) e um bronze, por Iris Tang Sing (-46Kg), que ocupa atualmente o 6º lugar no Ranking Mundial. O evento contou também com a participação de outros brasileiros, que trouxeram mais três medalhas para o país. Na categoria -57Kg, o Brasil conseguiu um feito inédito, ao colocar três atletas no pódio da mesma categoria, pois além de Josiane Lima, Talita Djalma – reserva da Seleção – foi campeã, enquanto Ingrid Aguiar foi bronze. Já Talisca Reis foi vice-campeã na categoria -49Kg.

Carmen Silva, que liderou a delegação Brasileira fez uma crítica realmente positivo do campeonato, dizendo que “foi um grande evento e, mais uma vez, os nossos atletas brasileiros demonstraram uma grande garra e determinação para chegarem ao lugar mais alto do pódio”. Independentemente dos resultados, a técnica da Seleção afirmou que a Seleção representou bem o país. “Todos lutaram muito bem, mostrando que o Brasil hoje faz parte de um grupo de países onde o Taekwondo vem crescendo muito e se igualando com grandes potencias. Este ótimo resultado está sendo possível graças ao apoio da CBTKD, que está nos dando todo o suporte necessário para que consigamos evoluir e alcançar nossas metas, e ao nosso patrocinador Petrobrás, que faz com que estas viagens e participações internacionais sejam possíveis. Atletas e toda a comissão técnica estão de parabéns por mais esta etapa vencida e agora vamos continuar rumo ao próximo desafio que será o Camping de Treinamento em Madrid”, explanou Carmen Silva.

A equipe partiu hoje para Madrid, onde realizará um camping internacional no Centro de Alto Rendimento de Han Kok, juntamente com atletas da seleção espanhola e de outros países europeus. “O camping no Centro de Treinamento em Han Kok, de Madrid, será excelente para podermos treinar com atletas de um país que tem tradição no nosso esporte, por isso espero poder evoluir e aprender junto aos meus companheiros”, confessou Henrique Moura.

Os atletas estão realmente empolgados paga a semana de treinamentos em Espanha, onde poderão trocar experiências com os atletas da seleção local. “Quero aproveitar o máximo do Camping de Treinamento em Madrid, pois acredito que isso pode acrescentar muito à minha preparação rumo a 2016. Agradeço à CBTKD, Petrobras e Ministério do Esporte, por esta oportunidade, assim como a todos aqueles que fazem e vivem comigo a caminhada para meus objetivos”, disse Guilherme Dias. Raphaella Galacho compartilha da opinião do seu colega de equipe: “O Camping é uma ótima oportunidade de treinarmos com pessoas diferentes e isso nos mostra o nível do nosso trabalho. Acredito que será uma grande experiência pra todos nós e, por isso, gostaria de agradecer à Petrobras, à CBTKD e ao presidente Carlos Fernandes, por estarem nos ajudando e nos permitindo ter essas oportunidades de viagens e campings. Tudo isso nos deixa mais próximos do nosso grande sonho ”, concluiu.

Carla Sofia Flores
Fonte :Assessoria de Imprensa da CBTKD

...